Acoplamento para moenda
- jamprojetosespecia
- 18 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
As engrenagens da moenda são usualmente montadas em eixos posicionados em coordenadas fixas para manter alinhamento preciso do dente.
Essas engrenagens acionam o rolo superior da moenda, que geralmente é projetada para operar a cerca de 10 mm acima de sua posição de repouso e é capaz de oscilar verticalmente para cima por 15 mm adicionais sob condições anormais, o que traz um grande problema de desalinhamento.

Acoplamento para moenda (multi-desalinhamento). Em 1987, na África do Sul, surge o Acoplamento para moenda com acionamento através de cabos de aço. Seu princípio de operação é baseado em aplicar o torque através de cabos de aço tensionados entre os braços do acoplamentos iguais, montados nos eixos de transmissão e eixo do rolo. No entando quando o desalinhamento excessivo é maior que 25 mm a vida da cintas de aço era limitada. Para solucionar esse problema foram adotados cintas eslingas no lugar dos cabos de aço.

E como a JAM Projetos Especiais constrói os seus acoplamentos? Os acoplamentos são construídos de tal forma que as cintas não tem de fletir na absorção de desalinhamentos, mas somente têm de torcer levemente. O uso deste acoplamento é particularmente vantajoso quando o espaço entre o redutor e a moenda for limitado, o acoplamento de cintas tem vantagem superior sobre os acoplamentos tradicionais (luva-palito) pois o seu desgaste é mínimo, o acoplamento de cintas requer pouca manutenção, transmitem quase todo torque com pequenas forças axiais e radiais e absorvem muito pouca potência de transmissão.
Comments