Como reduzir os custos de fabricação?
- jamprojetosespecia
- 7 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
1. Invista na capacitação de colaboradores.

É extremamente importante que os colaboradores saibam usar corretamente as ferramentas e equipamentos que são disponibilizados para produzirem com qualidade. Investir em capacitação dos colaboradores é uma forma de reduzir custos, um profissional devidamente capacitado é capaz de reduzir desperdícios de matéria-prima, a quantidade de equipamentos danificados, a ocorrência de falhas e acidentes na produção.
Existem algumas formas de manter o colaborador capacitados, como,
oferecendo treinamentos quando forem contratados, fazendo reuniões coletivas com frequência, oferecendo cursos sobre novas ferramentas, tecnologias, produtividade, que ajudam de forma geral na organização profissional.
Essas são formas de melhorar a performance dos colaboradores e deixá-los motivados, aumentando a sua produtividade.
2. Evite agendar demais a equipe.

Um erro comum entre empresas de manufatura é agendar equipes para turnos desnecessários. Frequentemente, os gerentes fazem uma "estimativa" sobre o numero de funcionários necessários em determinado período ou turno . Este método pode ser um sucesso ou um fracasso, e muitas vezes resulta em excesso de agendamento.
Isso, claramente aumenta os custos, pois o empregador deve acrescentar em seu orçamento salários dos colaboradores que não são necessários em determinados momentos.
Uma das formas de evitar isso é usando software de agendamento para automatizar com precisão o processo com base na demanda.
3. Segurança no trabalho.

Investir na segurança do trabalho em primeiro momento tem um custo, mas no longo prazo pode ajudar a poupar dinheiro e tempo. Quando os colaboradores estão seguros, há menos chances de acidentes, consequentemente, há menos chances de gastos com a compra de novos equipamentos, contratação de novos profissionais, indenização concedidas pela justiça e com licenças medicas, e até mesmo a recuperação da empresa com sua imagem no mercado.
4. Reduza custos de material

Para produzir gastando menos é importante prestar atenção no custo dos materiais na linha de produção e outras áreas. Nesse sentido, é importante ter parcerias com bons fornecedores e prestadores de serviços, que entreguem produtos com o melhor custo beneficio, dentro do prazo que você precisa.
Existem algumas estratégias que podem ajudar a reduzir custos de materiais.
Negociar preços com o fornecedor: Negociar preço com o fornecedor não é uma tarefa tão simples quanto parece, a empresa precisa pensar cuidadosamente sobre como abordam os fornecedores e garantir que estejam sendo estratégicos quanto se trata em concordar com os custos. O primeiro passo neste processo é construir um relacionamento genuíno com seus fornecedores.
Compre materiais apenas quando precisa dele: Outra forma de economizar é reduzir o excesso de estoque, muitas empresas cometem o erro de solicitar estoque excessivo. O estoque em excesso reduz o fluxo de caixa e sua capacidade de contar com novas atualizações de componentes, a melhor pratica é usar software de inventário que possa prever com precisão a demanda futura com base nas tendencias de vendas anteriores.
Substitua materiais caros por outros mais acessíveis: Não cometa o erro de confiar nas mesmas matérias-primas para o seu produto durante todo o ciclo de vida do negocio. À medida que uma empresa cresce, os gestores precisam considerar matérias-primas alternativas que produzam o mesmo produto final ou similar, mas que sejam economicamente mais sustentáveis. Considere, por exemplo, maneiras de reciclar materiais em novos produtos ou usar materiais substitutos que sejam mais baratos. Essas pequenas mudanças podem ajudá-lo a reduzir drasticamente os custos de fabricação.
Revisar e redesenhar produtos ou processos: Às vezes, produtos e processos de fabricação podem se tornar ineficientes. Vale a pena revisar regularmente seus produtos e processos para avaliar seu valor e quanto está custando a você. Em seguida, você pode redesenhar o produto ou processo para maximizar a eficiência. Por exemplo, um torrador de café descobre que está gastando mais em materiais do que o benchmark do setor e analisa os produtos. Entre seus produtos, ela descobre que um deles usa materiais de embalagem mais caros que os outros. Ela avalia o material da embalagem e constata que, em comparação com os demais produtos, a função é a mesma e não agrega valor adicional. No entanto, está adicionando 15% a mais aos custos totais de material. Ela troca esse material de embalagem caro por um material de embalagem padronizado que ela usa em todos os seus produtos e economiza mais do que esperava, pois conseguiu comprar os materiais de embalagem a granel.
Gostou do conteúdo e gostaria de reduzir custos na sua fabricação? Contate-nos para maiores informações em https://www.jamprojetosespeciais.com.br/
Comentários