De acordo com registros históricos, o primeiro uso do desenho técnico consta no álbum de desenho da livraria do Vaticano, no ano de 1490, feito pelo desenhista Giuliano de Sangalo que já usava planta e elevação.
O matemático e desenhista francês Gaspar Monge (1746-1818) criou um sistema utilizado na engenharia militar com o uso de projeções ortogonais, um sistema capaz de representar as três dimensões de um objeto, com precisão, em superfícies planas.
Em 1795, Gaspar Monge, publicou uma obra com o título "Geometrie Descriptive" que é a base da linguagem utilizada pelo desenho técnico.
Nos dias atuais o desenho técnico é a linguagem que permite engenheiros, desenhistas, arquitetos, indústrias, entre outros a se comunicarem e manterem um padrão de projetos e fabricação.
Ideia e Viabilidade
Antes de começar a construir um produto, todas as pessoas tem como ponto de partida a idealização, mas como saber se essa ideia é viável? Nesse caso surge o desenho técnico para realizar o estudo e dizer se é possível ou não concretizar a ideia. Já o desenho de fabricação irá representar graficamente a ideia, ajudando na visualização do conceito, ele se tornara uma ponte de conexão entre pensamento e realidade, desse modo é possível dimensionar as dimensões do projeto, matéria-prima, processo de produção, custos, entre outros pontos necessários para que o projeto se concretize.
Padronização
Como sabemos hoje existe diferentes métodos e processos de fabricação para se obter o produto desejado, dessa forma como fazer para que as peças ou máquinas seja produzida no padrão desejado em diferentes escalas de produção em qualquer lugar do mundo? São nessas ocasiões que se faz necessário a existência do desenho técnico, pois as regras normativas nele contidas funcionam como uma receita para fabricação/produção da peça ou maquinário.
Através do desenho técnico o padrão é mantido garantindo uma melhor qualidade e facilidade de replicação, diminuindo a possibilidade de erros e defeitos.
Tempo e Fabricação
Um dos pontos principais a se considerar em qualquer projeto é o tempo que vai ser gasto para sua elaboração, por isso conter um desenho de fabricação torna-se fundamental para a diminuição do tempo gasto no processo de fabricação.
O desenho de fabricação demostra todos os detalhes e etapas necessários para que possa se tornar realidade a materialização do produto final, como facilidade de escolha de matéria-prima, manufatura através de maquinas, tratamentos térmicos, montagem das peças, acabamento, custos, aumento da organização de documentos técnicos, de modo que o projeto possui tanto agilidade quanto facilidade em sua execução.
Montagem e Manutenção
Ter um desenho de fabricação em mão equivale a ter um passo a passo de como obter o produto desejado seja ele uma peça única ou uma montagem complexa, com o desenho de fabricação é possível obter informações de possíveis pontos de manutenção, facilitando na solução de eventuais problemas. Partindo desse principio, é possível obter informações para manutenções preventivas e preditivas necessárias do projeto, garantindo perfeitamente o funcionamento do equipamento/peça.
Comments